sábado, 27 de fevereiro de 2010

Jardim Botânico

Resuminho:
Parque Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008
Horário: 8 as 17h (ingresso R$5,00)
Área total: 137 ha
Área cultivada: 54 ha
Objetivo: Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde d. João VI. (http://www.jbrj.gov.br/).

Lugar de novela das 8!!! Lindo!!!
Local agradável para caminhar, namorar, ideal para dar uma relaxada no corpo e na mente... Saindo um pouquinho do stress do dia-a-dia.
Gentem o JB é enooooorme, não deu para caminhar em todas as aléias assim não pude fotografar toda a beleza desse lugar, mas fica para próxima vez que for lá...
É super bem estruturado, tem 6 banheitos, play, bicicletário e estacionamento (carros R$5,00), tem o MuMA (Museu do Meio Ambiente), Centro de visitantes onde vc fica sabendo de tudo que acontece no parque e tb recebe o folheto explicativo com mapas, muuuuuuito bacana!
Lá tb tem um Jardim Sensorial, interessantíssimo, com plantinhas aromáticas e medicinais.
O papel de um jardim sensorial num jardim botânico transcende o espaço terapêutico e se ancora na inclusão social da pessoa com deficiência (vide site jbrj).
Vamos ao passeio...


Logo na entrada antes de passar pela roleta temos essa escultura de Alice Pittaluga, La Danse (homenagem a Matisse)
Relógio de Sol
Tartaruguinhas tomando banho de sol... que chique benhê...kkk
Logo após a roleta fomos direto ver as lindas palmeiras imperiais...mas quem pensa que fomos de trenzinho se engana (foi apenas um close p/foto rs)
As famosas palmeiras...
...pra mim é o cartão de visitas do JB, junto com a vitória-régia. É fantástico!
O nome dela: Aléia Barbosa Rodrigues
A mais importante do Jardim Botânico, tem 740 metros de extensão com 137 palmeiras imperiais plantadas, com altura média de 25 metros por 1 metro de diâmetro.
Lago da Vitória Régia (Lago Frei Leandro)
Essa planta oferece grande resistência na água devido as nervuras que estão cheias de ar e gases. Acredita-se que as folhas adultas são capazes de suportar pesos de até 45 kilos.
Flor de Lotus
Floresce no verão. São flores solitárias, flutuantes, com aroma suave. Duram apenas 48 horas, abrem-se ao entardecer, permanecem abertas toda a noite e morrem na manhã seguinte.
Gruta Karl Glasl / Mirante
Foi construída para aclimatar espécies de plantas que vivem em ambientes úmidos e rochosos, como samambaias, avencas, musgos, líquens e bromélias.
Mirante foi construído para apreciação do Lago Frei Leandro.
Busto de Frei Leandro (bronze)
1º diretor botânico do Jardim no período de 1824 a 1829. Em sua gestão iniciou a organização científica do parque, além do projeto das aléias, construção do Lago e Cômoro, onde se encontra o busto.
Cascata Floresta Atlântica / Caminho da Mata Atlântica / Palmito
A cascata foi construída com o objetivo de criar ambientes para a representação da flora aquática e espécies epífitas típicas de Mata Atlântica. Faz parte também do sistema de irrigação do Jardim Botânico.
Caminho da Mata Atlântica: dá acesso aos visitantes de conhecerem o Aqueduto da levada. Neste caminho também podem ser observados espécies da Mata Atlântica, ressaltando o Palmito.
Aqueduto


Orquidário
3000 exemplares de cerca de 600 espécies diferentes.
Registro da visita!!!!
Fico devendo uma outra visita ao parque...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário